Prova teórica: Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Leia o excerto de texto a seguir: 

“No princípio da história de educação de surdos eram considerados intelectualmente inferiores, por isso eram trancados em asilos. Quando se perceberam que os sujeitos surdos tinham a capacidade de aprender, surgiram pesquisas e experimentos das diferentes metodologias e formas adaptadas de ensino.”

Diversas abordagens podem ser utilizadas na educação dos surdos. Hoje a opção de aquisição de duas línguas: a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa (no caso do Brasil) é uma das mais utilizadas na educação das crianças surdas. 
Esta metodologia é denominada...

Bilinguismo


Questão 2/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 

“Como ainda as questões surdas têm uma discussão centrada no corpo danificado, e é relevante lembrar o fato da surdez dizer respeito a um corpo vigiado (Wrigley, 1996), nada mais justo que pensar no corpo surdo como campo de batalha nos conflitos sociais.”

Tanto o ouvinte e o surdo passam por restrições distintas, ambos possuem alguma limitação.


Questão 3/10
Leia o texto a seguir: 

“O fato de as línguas de sinais mostrarem estrutura dual (isto é, unidades com significado (morfemas) e unidades sem significado (fonemas)), apesar de o conjunto de articulações ser complemente diferente daquele das línguas orais, atesta a abstração e a universalidade da estrutura fonológica  nas línguas humanas. “

Tanto as línguas faladas quanto as línguas de sinais possuem segmentos que as constituem. Na Libras – Língua Brasileira de sinais TODOS os sinais apresentam os seguintes segmentos em sua composição:

Configuração de mão, ponto de articulação, movimento, orientação e expressões.


Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 

“Atualmente, a escola comum passa a receber os alunos portadores de necessidades educacionais especiais e, entre eles, o deficiente auditivo. A Constituição de 1988 legislou sobre o atendimento desses no ensino regular (BRASIL, 1998). Além disso, de acordo com a Declaração de Salamanca (BRASIL, 1994) as escolas regulares são consideradas os meios mais eficazes para combater as atitudes discriminatórias, criando assim uma educação para todos. Deste modo, o Brasil adotou esta proposta, ou seja, compromisso com a construção de um sistema educacional inclusivo.”

Considerando o texto dado e o conteúdo contido nos artigos lidos, a escola como instituição formal de ensino tem como responsabilidade de trabalho especializado para crianças surdas, alguns fatores essenciais.

Leia e analise as afiemativas a seguir:

I. Criar estratégias metodológicas que possibilitem as primeiras aprendizagens dessas crianças (V)

II. Orientar os familiares sobre as especificidades da surdez (V)

III. Desenvolver potencialidades dos alunos (V)

IV. Deixar que apenas os pais propiciem conhecimento formal à criança (F)


Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 

“Muitas pessoas questionam a origem da língua de sinais, acreditando que ela tenha sido criada por uma única pessoa (geralmente ouvinte), tal como ocorreu com o braile, que é apenas um sistema de escrita. Como qualquer língua humana, a língua de sinais surgiu da necessidade de comunicação de um grupo de pessoas e sofreu transformações históricas, no tempo e no espaço.”

Leia as afirmativas que conceituam LIBRAS:

I. A Libras é uma língua que dependente da língua portuguesa, pois existe uma correspondência termo a termo entre uma e outra. (F)

II. As Línguas de sinais praticadas em diversos países são diferentes umas das outras. (V)

III. Assim como na língua portuguesa, na Libras também existem vários dialetos ou variações regionais dos sinais. (V)

IV. É uma língua visual-espacial por meio das expressões faciais e do corpo.(V)

V. No Brasil a Libras ainda não é reconhecida como uma língua oficial.(F)


Questão 6/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 

“Infelizmente o povo surdo tem sido encarado em uma perspectiva exclusivamente fisiológica (déficit de audição), dentro de um discurso de normatização e de medicalização, cujas nomeações, como todas as outras, imprimem valores e convenções na forma como o outro é significado e representado. Cabe ressaltar, por outro lado, que não é apenas a escolha acertada de um termo que elimina os preconceitos sociais. Os preconceitos podem estar disfarçados até mesmo nos discursos que dizem assumir a diferença e a diversidade.”

Atualmente os termos, deficiente auditivo e surdo são utilizados de maneiras distintas. 
Relacione corretamente o termo às suas características:

1. Surdo
2. Deficiente auditivo (D.A.) 

(1) Termo usado para se referir aos indivíduos que percebem o mundo por meio das experiências visuais

(1) Termo usado para se referir aos indivíduos que optam por utilizar a língua de sinais.

(2) Termo usado para se referir aos indivíduos que não tem impedimento mais complexo para adquirir a língua oral;

(2) Termo usado para se referir aos indivíduos que tem dificuldade na discriminação auditiva das palavras em ambientes ruidosos;

(1) Termo usado para se referir aos indivíduos que valoriza, participa da cultura e comunidade surda.


Questão 7/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 

“As línguas de sinais são consideradas línguas naturais e, consequentemente, compartilham uma série de características que lhes atribui caráter específico e as distingue dos demais sistemas de comunicação. (...) As línguas de sinais são, portanto, consideradas pela linguística como línguas naturais ou como um sistema linguístico legitimo e não como um problema do surdo ou como uma patologia da linguagem.”

Sobre a diferença entre os conceitos língua e linguagem relacione corretamente os elementos às suas características:

1.Língua
2.Linguagem 

(2) Qualquer meio de comunicação, como a corporal, expressões faciais, maneira de nos vestirmos, sinais de transito, etc.

(1) Sistema abstrato de regras gramaticais.

(1)  Podem ser orais-auditivas ou espaço-visuais.

(1) Tem dupla função: ligação com a comunicação e responsável pelo desenvolvimento de alguns processos psicológicos mais complexos.


Questão 8/10
Leia o excerto de texto a seguir: 

“Todas essas línguas são brasileiras e por isso precisam ser reconhecidas através de políticas linguísticas que garantam sua preservação como língua tão legítima quanto o português, e que são utilizadas de cidadãos brasileiros[...] Em relação ao contexto linguístico dos surdos, ocorreram, nos últimos anos, algumas políticas linguísticas importantes que empoderaram a Libras."

As terminologias língua e linguagem são muitas vezes confundidas. Sobre a nomenclatura correta do significado da Libras pode-se afirmar que:

Libras significa Língua Brasileira de Sinais, pois tem todos os parâmetros gramaticais como nas línguas orais.


Questão 9/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 

“(...) Os estudos realizados na área da Linguística tem se tornado ferramentas importantes para a comunidade surda, garantir o direito a uma abordagem bilíngue na condição de seu processo educacional. Isso se deve muito ao fato de, cada vez mais, as investigações linguísticas apresentarem argumentos definitivos que comprovam ser um equívoco pensar na existência de primazia da modalidade oral de linguagem sobre a de sinais.”

Durante muito tempo as discussões a respeito da educação de surdos estiveram impregnadas de uma visão médico-clínica. Essa postura foi assumida pela filosofia oralista que acredita na normalização do sujeito como ouvinte. Leia e analise as proposições a seguir:

I – Prevalecia nessa filosofia a valoração da modalidade oral em supremacia a língua de sinais. (V)

II – Nessa filosofia a língua de sinais é considerada acientifica. (V)

III – Prevalecia nessa filosofia a visão de que a criança surda se acomodaria com a língua de sinais. (V)

IV – Nessa filosofia houve incentivo ao uso da língua de sinais. (F)


Questão 10/10
Leia o fragmento de texto: 

“A possibilidade de receber uma atenção educativa desde o momento em que se detecta a surdez é uma garantia para um desenvolvimento satisfatório da criança. Uma atenção educativa que inclua a estimulação sensorial, as atividades comunicativas e expressivas, a utilização da língua de sinais se a criança for surda profunda, o desenvolvimento simbólico, o envolvimento dos pais e a utilização dos resquícios auditivos da criança favorece a superação das limitações que a surdez acarreta.”

De acordo com o artigo lido, sobre o atendimento educacional ao aluno surdo, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.

I.  (V) O aluno deve ter acesso ao conteúdo curricular na Língua Brasileira de Sinais.

II. (F) A avaliação do aluno surdo é igual a do aluno ouvinte, não havendo necessidade de entender a especificidade da deficiência ou de adaptar materiais.

III.(V) O aluno pode necessitar de tempo extra para responder aos testes.

IV. (V) O professor deve disponibilizar o material a ser trabalhado em sala previamente ao aluno para que o mesmo possa tomar conhecimento das palavras técnicas do conteúdo da aula. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário