citações músicas: Sekeff (2007) “a música é um poderoso agente de estimulação motora, sensorial, emocional e intelectual”.

“As rondas ou brincadeiras de roda integram poesia, música e dança. No Brasil receberam influências de várias culturas, especialmente da lusitana, ameríndia, espanhola e francesa” (BRASIL, 1998, p. 71)


Pena (2007, p.5) é de que é “[...] na educação básica [...] que o ensino da música pode ter maior alcance social, atuando efetivamente para a democratização no acesso à arte e à música”

   
 Sekeff (2007) “a música é um poderoso agente de estimulação motora, sensorial, emocional e intelectual”.

 “A música é linguagem universal, mas com muitos dialetos, que variam de cultura para cultura, envolvendo a maneira de tocar, de cantar, de organizar os sons e de definir as notas básicas e seus intervalos.” (JEANDOT, 1997).

     Camargo (1994): "O movimento, com todas as suas implicações físicas, emocionais e mentais, é um fenômeno dotado de organização, que se evidencia no espaço, no tempo e sob determinado ritmo.”



Os processos verbais adquiridos e dominados primeiro pela criança como atos sociais imediatamente tendentes à satisfação de determinada necessidade se convertem, com a continuação, na sua forma interior e exterior, em fatores importantes do desenvolvimento da percepção e imaginação, em instrumentos do pensamento e de toda a organização e regulação do seu comportamento (KOSTIUK, 2005, p.21).


“[...] é o veículo mais importante do pensamento, que assegura a

transição do sensorial ao racional na representação do mundo” (LURIA, 1991, p.81)


Pena (2007, p.50), “[...] a licenciatura em música é a formação por excelência para o educador musical.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário