Citações aquecimento global

Wilson Frances (1997), “o efeito estufa é talvez a mais global das várias ameaças à biodiversidade do planeta. Diferente de outras causadas pelo desenvolvimento humano, ele tem potencial para impactar todos os ecossistemas”.



Krentz (1995),
não é certo qual o efeito líquido que o aquecimento do globo terrestre terá sobre uma certa região. Esperam-se modificações marcantes dos esquemas de precipitações pluviais, o que levará à desorganização da agricultura, do comércio e da economia mundial. A expansão térmica do oceano, provocada pelo aquecimento do globo, e o descongelamento parcial da massa de gelo continental provavelmente provocarão elevação do nível dos mares. As áreas costeiras e continentais baixas, onde vive grande parte da população do globo, sofrerão severas repercussões de natureza social, econômica e ambiental.


o efeito estufa: “envolve processos de absorção e emissão das diferentes formas de energia eletromagnética, onde uma radiação mais energética pode ser absorvida por um corpo e, ao ser emitida, se transforma em outro tipo de radiação, com energia mais baixa” (SILVA et al., 2006) .


Flannery (2007, p. 165-166),
A causa da mudança são dois exemplos de poluição causada pelos seres humanos – substâncias destruidoras do ozônio e gases do efeito estufa, os clorofluorocarbonos (CFCs) destroem o ozônio e o ozônio absorve a radiação ultravioleta, emitindo calor no processo. Com menos calor produzido na estratosfera, essa camada da atmosfera esfriou e encolheu. Enquanto isso, na troposfera, níveis cada vez maiores de gases do efeito estufa estão aprisionando mais calor, fazendo-a expandir. Entre esses dois efeitos, a tropopausa está subindo rapidamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário