Citação conteúdos de acordo com a realidade do aluno

Libâneo 2002) ´´ (...) a aprendizagem duradoura é aquela pela qual os alunos aprendem a lidar de forma independente com os conhecimentos.``

“o resultado desse primeiro momento do planejamento seria um diagnóstico sincero da realidade concreta do aluno, elaborado de forma consciente e comprometida com seus interesses e necessidades.” (LOPES, 1988, p. 47).

Pimenta e Lima (2008), “o diagnóstico não se limita a uma visão inicial, mas se realiza como processo permanente de identificação das necessidades e possibilidades que permitam rever ou reafirmar as opções, uma vez que a realidade é dinâmica, viva, mutável.” (p. 223). 

Selbach (2010) “conhecimento das condições físicas e emocionais de cada aluno em cada classe.” (p. 129).

Gil (2008) “inicialmente procede ao diagnóstico da realidade em que se insere sua disciplina. Essa realidade envolve as necessidades e as expectativas dos alunos, a importância e o status da disciplina no contexto do curso, os recursos disponíveis para o seu desenvolvimento, etc.” (p. 35). 


Libâneo (2004, p. 150) “diagnóstico e análise da realidade da escola” (p. 150). Para este autor diagnóstico da realidade envolve “busca de informações reais e atualizadas  que permitam identificar as dificuldades existentes, causas que as originaram, em relação aos resultados obtidos.” (p. 150). 

 Libâneo (1994)  “verificação das condições potenciais de rendimento escolar depende de um razoável conhecimento dos condicionantes sócio-culturais e materiais: ambiente social em que vivem, a linguagem usada nesse meio, as condições de vida e de trabalho” ( p. 229).


A razão pedagógica, a razão didática, está associada à aprendizagem do pensar, isto é, a ajudar os alunos se constituírem como sujeitos pensantes, capazes de pensar e lidar com conceitos, para argumentar, resolver problemas, para se defrontarem com dilemas e problemas da vida prática. Democracia na escola hoje, justiça social na educação, chama-se qualidade cognitiva e operativa do ensino.(LIBANÊO, 2002, p.26)


Libâneo (2002, p.51)`` A escola é o mundo do saber: saber ciência, saber cultura, saber experiência, saber modos de agir, saber estratégias cognitivas, saber sentir; é o mundo do conhecimento. ´´

Libâneo (2002, p.49) ´´A escola continua sendo uma instância de promoção da autorreflexão e do desenvolvimento das capacidades intelectuais e operativas, necessária à formação da razão crítica. ´´

Nenhum comentário:

Postar um comentário