A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA

A função técnica da transmissão de conhecimentos é utilizada para garantir aos herdeiros da ordem social o acesso aos benefícios do poder, conferidos pelo sucesso escolar. A seleção social desempenhada dissimuladamente pela escola é efetiva e tornada aceitável aos excluídos por um processo de produção ideológica que culmina, ao fim da escolaridade, com a premiação do diploma concedido apenas aos indivíduos integrados aos valores da classe dominante. (1984, p. 23) Lia Rosenberg


(MELLO, 1987, p. 114) “sob a proclamação de que à escola cabe muito mais que ensinar as disciplinas do currículo, amplia-se de modo tão ambicioso quanto inexeqüível aquilo que ela deve fazer”


 Lizia Nagel (2007) : No ano de 2000, entre 31 países, os brasileiros conseguiram ficar em último lugar na prova de Leitura, garantindo apenas pontuação nos níveis mais baixos da escala de avaliação. Incapazes de compreender os textos escritos, as ordens dadas, mostram uma tendência a responder de forma subjetiva, de acordo com o que cada um pensa, as questões apresentadas. Com os resultados de outras dez nações que aplicaram o teste no ano subseqüente, o Brasil consegue sair, no campo da Leitura, do 31º. lugar e colocar-se no 37º. e assegurar o penúltimo lugar, ou seja, o 40º. em Matemática e Ciência.

“a função social de transmissão-assimilação do saber sistematizado, que é a atividade nuclear da escola” (SAVIANI, 2003, p.15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação Marília

Idep

WWW.CIDADEDEMARILIA.COM

Ideb: Marília ficou em segundo lugar no Estado, atrás apenas de Indaiatuba

A Rede Municipal de Ensino de Marília obteve a nota 7,2 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que é a maior desde q...