uma criança adquire um vocabulário substancial em casa, antes de ir à escola

"se ensinam ou adquirem habilidades e conhecimentos, geralmente com a ajuda ou encorajamento de seus familiares e pares, através da observação e imitação de músicos ao seu redor e também pelas referências a gravações, performances e outros eventos ao vivo envolvendo o tipo de música escolhido " (GREEN, 2002, p. 5). 


(...) uma criança adquire um vocabulário substancial em casa, antes de ir à escola, uma filha aprende a cuidar de crianças e a cozinhar a partir da observação e da ajuda a sua mãe, um filho adquire competências profissionais de seu pai e crianças e adolescentes aprendem com seus pares  . (COOMBS, PROSSER E AHMED, 1973, p. 10)


Paulston (1972) define tais tipos educacionais de maneira similar (a Coombs, Prosser e Ahmed) através do uso de um modelo de círculo concêntrico. Ao centro, ou miolo do modelo, ele coloca a educação formal, seguida no segundo anel pela educação não-formal, e no terceiro pela educação informal. Além disso, ele adiciona um quarto, um anel de educação internacional, que inclui influências provenientes de fora dos limites de cada um8 . (PAULSTON citado por LA BELLE, 1976, p. 21.


“sociopolítico, cultural e pedagógico de formação para a cidadania, entendendo o político como a formação do indivíduo para interagir com o outro em sociedade” (GOHN, 2010, p. 32).


“processos orientados explicitamente por objetivos e baseados em conteúdos e meios dirigidos a esses objetivos” (LIBÂNEO, 2010, p. 92).


Nenhum comentário:

Postar um comentário