Projeto Político-Pedagógico: uma construção coletiva


“Projeto Político-Pedagógico: uma construção coletiva”,  Ilma Passos Alencastro Veiga (2000)


Considerada como um momento importante de renovação da escola. Projetar significa ‘lançar-se para frente’, antever um futuro distante do presente. Projeto pressupõe uma ação intencionada com um sentido definido, explícito, sobre o que se quer inovar. (GADOTTI, 2000, p.3) 


“o projeto da escola depende sobretudo da ousadia dos seus agentes, da ousadia de cada escola em assumir-se como tal, partindo da cara que tem, com o seu cotidiano e o seu tempo-espaço.” (GADOTTI, 2000, p.3).


“o projeto políticopedagógico é o plano global da instituição (...) trata-se de um importante caminho para a construção da identidade da instituição” (VASCONCELLOS, 2006, p.17)  

pode: “fortalecer o grupo para enfrentar conflitos, contradições e pressões, avançando na autonomia (caminhar com as próprias pernas) e na criatividade (descobrir o próprio caminho)” (VASCONCELLOS, 2006, p.21). 


A elaboração participativa do projeto político-pedagógico é uma oportunidade ímpar de a comunidade definir em conjunto a Escola que deseja construir, avaliar a distância que se encontra do horizonte almejado e definir os passos a serem dados para diminuir esta distância. (VASCONCELLOS, 2006, p.27)


 “O projeto político-pedagógico da escola na perspectiva de uma educação para a cidadania”,  Moacir Gadotti (2000)


Nenhum comentário:

Postar um comentário