A administração educacional

“Ambas as palavras têm origem latina, gerere e administrare. Gerere significa ‘conduzir ou governar’. Administrare tem aplicação específica no sentido de ‘gerir um bem, defendendo os interesses de quem os possui’. Administrar seria, portanto, a rigor, uma aplicação de gerir”.



Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:

FERREIRA,

A. A. Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias – evoluções e tendências da moderna administração de

empresas. São

Paulo: Pioneira, 2002. p. 6.
A administração educacional tem uma correspondência direta com os princípios da sociedade capitalista uma vez que o seu objeto de estudo é a escola e que toda organização tem uma administração. Considerando os conceitos relacionados à administração abordados no livro-base Gestão Educacional, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras, e F para as falsas.

I. (  ) O ato de administrar, como o conceito de administração escolar, é uma construção histórica, marcada pelas práticas e contradições vividas na sociedade em diferentes períodos históricos e contextos sociais.
II. (  ) Administração é a utilização racional dos recursos disponíveis para alcançar os objetivos estabelecidos em coerência com o seu objeto de trabalho.
III. (  ) A administração não é uma atividade exclusivamente humana, pois o animal, não importando a sua espécie, também realiza tal atividade e sua ação é qualitativamente igual à ação humana.
IV. (  ) Os princípios administrativos das organizações também podem contribuir com a gestão da escola uma vez que a administração é exercida nas organizações como também o é na instituição escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário