Cinco lugares para conhecer no litoral que são verdadeiras aulas de História

Notícia

Cinco lugares para conhecer no litoral que são verdadeiras aulas de História


Cinco lugares para conhecer no litoral que são verdadeiras aulas de História

Conheça os patrimônios tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado
SEX, 22.12.2017 
Já imaginou conhecer novos lugares e ainda aprender com eles um pouco mais sobre História? Nem só de mar vive o litoral, portanto, aproveite as férias para conhecer patrimônios históricos e culturais, tombados pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), no litoral paulista, que podem se transformar em verdadeiras e inspiradoras aulas.
Bolsa Oficial de Café – Santos
Um museu voltado ao resgate histórico da comercialização do café no Brasil, a Bolsa está localizado a cerca de 80km da Capital, ligado ao Porto de Santos, o edifício do Museu é facilmente reconhecido por sua arquitetura que mistura elementos de diferentes movimentos arquitetônicos, como o neoclássico e o barroco. Em 2009, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Centro Histórico – São Sebastião
Com prédios e arquitetura que remontam os séculos 17 e 18, o Centro Histórico de São Sebastião abriga um preservado casario colonial, com destaque para a área tombada de sete quadras que inclui a Igreja Matriz, a Casa de Câmara e Cadeia Pública, a Capela de São Gonçalo (com Museu de Arte Sacra) e a Casa Esperança.
Centro Histórico – Cananéia
Casas modestas, com fachadas de pedra e argamassa de areia e cal nos transportam para o final do século XVIII e início do século XIX. A Igreja de São João Batista, construída pelos jesuítas no século XVI, é uma das mais antigas do país e foi usava como fortificação pelos portugueses durante a colonização.
Centro Histórico – Iguape
Destaque para o centro são a Basílica do Senhor Bom Jesus, local de peregrinação de devotos que abriga o Museu de Arte Sacra e Casa do Patrimônio, centro cultural com biblioteca, videoteca e exposições sobre a história da cidade. Historicamente, Iguape teve importante relevância na comercialização de ouro, o que a transformou no centro de distribuição de riquezas, com a Casa Fundição.
Residência dos Irmãos Gomes – Ubatuba
Do arquiteto Rino Levi, um dos principais expoentes da arquitetura moderna brasileira, o projeto da residência de veraneio, do Senador Severo Gomes foi concebido em 1958 e realizado em 1962, e une as características da vida urbana com belas paisagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário