Qualidade da educação estadual em SP tem queda nos últimos anos



17h07

Qualidade da educação estadual em SP tem queda nos últimos anos

Por Luciano Máximo | Valor
SÃO PAULO  -  Pesquisa do Instituto Locomotiva contratada pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) aponta queda de qualidade da educação pública estadual na percepção de professores, pais e mães, alunos e da população em geral. Estudo qualitativo com base em cerca de 650 entrevistas nas principais cidades do Estado mostra que, no geral, 75% das pessoas ouvidas entendem que as escolas estaduais pioraram nos últimos anos.
Nesse contexto, 33% dos pais de alunos entrevistados afirmaram que seus filhos já passaram de ano sem aprender o conteúdo adequadamente. Quando a resposta vem dos estudantes o mesmo índice sobe para 44%.
Principais problemas
Na visão geral dos entrevistados, o principal problema do sistema educacional do Estado de São Paulo é, em primeiro lugar, a falta de segurança, seguido por baixo aprendizado e estudantes desrespeitosos.
Os pais ouvidos pela pesquisa elencaram, respectivamente, falta de segurança, professores desmotivados e estudantes desrespeitosos com os três piores problemas encontrados nas escolas estaduais paulistas. Na opinião dos alunos, estudantes desrespeitosos, falta de segurança e falta de tecnologia são as maiores questões a serem enfrentadas. Já os professores creditam os problemas da rede à falta de infraestrutura, estudantes desrespeitosos e falta de interesse dos alunos.
Em geral, os entrevistados acreditam que o governo estadual deve tomar como prioridade para melhorar o ensino três pontos: melhorar salário dos professores/funcionário, melhorar infraestrutura física e material didático e reformar/atualizar grade curricular.
A pesquisa “Qualidade da educação nas escolas estaduais de São Paulo - Ouvindo a população e a comunidade escolar” foi feita entre os dias 1º e 11 de setembro deste ano em mais de 150 cidades do Estado.
Procurada por meio de sua assessoria de imprensa, a Secretaria Estadual de Educação do governo Geraldo Alckmin (PSDB) não se manifestou sobre os resultados da pesquisa.
Fonte:http://mobile.valor.com.br/brasil/5150406/qualidade-da-educacao-estadual-em-sp-tem-queda-nos-ultimos-anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário