A crise na educação é um projeto



DARCY RIBEIRO E A CRISE DA EDUCAÇÃO
Em 1977, numa palestra que ele chamou de "SOBRE O OBVIO", num Congresso da SBPC proferiu a seguinte frase "A Crise da Educação no Brasil não é uma Crise, é um Projeto". Na verdade ele estave prenunciando, denunciando, profetizando, a partir da tendência traçada naquela época, a trajetória futura da Educação no Brasil.
Embora já tivéssemos algumas faculdades, a 1ª universidade, a USP só foi criada em 1934 e somente para atender a necessidade da concessão de um Título ao Rei da Bégica que visitava o país. O descaso fica evidente ao saber que já haviam universidades nos "paisinhos" da America Latina desde o século XVI.
A alienação do povo sempre foi uma estratégia das elites dominantes do Brasil, e essa estratégia e tão eficaz que ela foi retomada com toda a força pelo governo militar que era a instituição responsavel pela manutenção das tradicionais elites, no poder. É um projeto e tem uma base ideológica forte. Veja o artigo na íntegra: http://artedosaber.blogspot.com.br/2007/07/educao-no-brasil-crise-ou-projeto.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário