Funções sociais da escola

Devemos inferir, portanto, que a educação de qualidade é aquela mediante a qual a escola promove, para todo o domínio dos conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades cognitivas e afetivas indispensáveis ao atendimento de necessidades individuais e sociais dos alunos. (LIBÂNEO, 2005, p. 117)



Características organizacionais positivas eficazes para o bom funcionamento de uma escola: professores preparados com clareza de seus objetivos e conteúdos, que planejem as aulas, cativem os alunos. (LIBÂNEO, 2005, p.302)


”a violência urbana invade a escola, mas ela não é rigorosamente, violência escolar” morando muitas vezes em comunidades violentas, os alunos não se comporta desse modo na escola, percebendo-a como um lugar de aconchego, de segurança, de onde obtêm coisas boas. (SPOSITO1998, p.630) 

“se a educação fosse meramente reprodutora não haveria necessidade de existirem, para além da instituição da família, as instituições escolares, uma vez que a família parece cumprir perfeitamente o papel reprodutor de um conjunto de hábitos, costumes e tradições”. (WALZER, 1999 p.53)


Uma das funções sociais da escola é preparar o cidadão para o exercício pleno da cidadania vivendo como profissional e cidadão. Pode-se delinear esta preparação não como apenas o repasse aos alunos dos conteúdos constantes nas matrizes, mas preponderantemente no fato de que o aluno deve interagir com seu meio ao estudar (TORRES 2006 p.52).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário