Processos do aprendizado

“Para Piaget, conhecer é atuar diante da realidade que nos envolve. O sujeito conhece na medida que modifica a realidade através das suas ações. E isso serve tanto para o bebê que faz soar um chocalho como para uma criança que coloca, um ao lado de outro, objetos que se parecem, ou para um jovem que experimenta a flexibilidade de uma série de varetas”.(Coll, 2000, p. 250).



“Todas as funções no desenvolvimento da criança aparecem duas vezes: primeiro, no nível social, e depois, no nível individual; primeiro entre as pessoas (interpsicológica), e depois, no interior da criança (intrapsicológica)”.  (Vygotsky, 1984, p. 64)


“(...) o aprendizado desperta vários processos internos de desenvolvimento, que são capazes de operar somente quando a criança interage com pessoas em seu ambiente e quando em cooperação com seus companheiros. Uma vez internalizados esses processos torna-se parte das aquisições do desenvolvimento independente das crianças.” (Vygotsky, 1984 pg. 101)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação Marília

Idep

WWW.CIDADEDEMARILIA.COM

Ideb: Marília ficou em segundo lugar no Estado, atrás apenas de Indaiatuba

A Rede Municipal de Ensino de Marília obteve a nota 7,2 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que é a maior desde q...