Política pedagógica

Libâneo (2005, p.345): "O projeto é um documento que propõe uma direção política e pedagógica para o trabalho escolar, formula metas, prevê as ações, institui procedimentos e instrumentos de ação".

Veiga (1995, p. 39): "Para ser renovador, o projeto pedagógico deve renovar-se constantemente, caso contrário estará negando sua essência".

Libâneo (2005, p.346): "Não basta ter o projeto, é preciso que seja levado a efeito. As práticas de organização e de gestão executam o processo organizacional para atender ao projeto".

A elaboração participativa do projeto político-pedagógico é uma oportunidade ímpar de a comunidade definir em conjunto a Escola que deseja construir, avaliar a distância que se encontra do horizonte almejado e definir os passos a serem dados para diminuir esta distância. (VASCONCELLOS, 2006, p.27)


“O projeto político-pedagógico da escola na perspectiva de uma educação para a cidadania”, de Moacir Gadotti (2000).


“o projeto da escola depende sobretudo da ousadia dos seus agentes, da ousadia de cada escola em assumir-se como tal, partindo da cara que tem, com o seu cotidiano e o seu tempo-espaço.” (GADOTTI, 2000, p.3).


Considerada como um momento importante de renovação da escola. Projetar significa ‘lançar-se para frente’, antever um futuro distante do presente. Projeto pressupõe uma ação intencionada com um sentido definido, explícito, sobre o que se quer inovar. (GADOTTI, 2000, p.3) 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação Marília

Idep

WWW.CIDADEDEMARILIA.COM

Ideb: Marília ficou em segundo lugar no Estado, atrás apenas de Indaiatuba

A Rede Municipal de Ensino de Marília obteve a nota 7,2 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que é a maior desde q...