ESCOLANOVISTA SAVIANI (1985, p. 43)

THIOLLENT (1992, p. 8),"em dar aos pesquisadores e grupos de participantes os meios de se tornarem capazes de responder com maior eficiência aos problemas da situação em que vivem, em particular sob forma de diretrizes de ação transformadora".

 "Quando as pessoas estão fazendo alguma coisa relacionada com a solução de um problema seu, há condições de estudar este problema num nível mais profundo e realista do que no nível opinativo ou representativo no qual se reproduzem apenas imagens individuais e estereotipadas".THIOLLENT (1992, p. 24)


SAVIANI (1985, p. 43):"imbuído de ideário escolanovista (...), o professor é obrigado a trabalhar em condições tradicionais (...), ao mesmo tempo que sofre, de um lado, a pressão da pedagogia oficial (...) e, de outro, a pressão das análises sócio-estruturais da educação".


 LEFEBVRE (1991, p. 90),"essa pretensão [a de encontrar uma verdade capaz de excluir o erro] foi sempre o tema preferido do dogmatismo metafísico. Cada metafísico apresenta seu "sistema" como uma revelação global, abarcando todo o saber...", "... pretende verdades absolutas (...) transcendentes com relação às imperfeições do pensamento humano, as suas aproximações e seus erros".

Nenhum comentário:

Postar um comentário