CITAÇÕES PROVAS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - LETRAS




Confrontada com a crise das relações sociais e o consequente
agravamento das desigualdades, aliada à crise moral, acompanhada
do desenvolvimento da violência e da criminalidade,
que colocam em causa valores sociais integradores, de formas
muito diversas, inclusive dois conceitos que fundamentam a
coesão da sociedade moderna, o de nação e o de democracia

(J. Delors e J. C. Eufrazio, 1998),

O trabalho em equipe é favorável ao domínio das progressões
sobre vários anos, quando leva à cooperação entre colegas
que ensinam em outros níveis. Entretanto, não basta ter
uma ideia aproximada dos programas dos anos anteriores e
posteriores, assim como aqueles que moram em um país têm
uma vaga ideia dos países limítrofes. O verdadeiro desafio é
o domínio da totalidade da formação de um ciclo de aprendizagem
e, se possível, da escolaridade básica.
(Perrenoud, 2000)

Em uma sala de ciclo inicial do ensino fundamental o professor
escreve na lousa sílabas para que os alunos copiem.
Ensina-os a ler e depois de sequências de sílabas introduz a
formação de palavras, com exercícios diários, levando, com
esse trabalho didático, seus alunos ao mundo da escrita e da
leitura. Lerner (2002)


Há uma série de princípios sobre os processos de aprendizagem
nos quais as diferentes correntes psicológicas estão
de acordo. As aprendizagens dependem das características
singulares de cada aprendiz; correspondem, em grande parte,
às experiências que cada um viveu desde o nascimento; a
forma como se aprende e o ritmo da aprendizagem variam
segundo as capacidades, motivações e interesses de cada
aluno, enfim, a maneira e a forma como se produzem as
aprendizagens são o resultado de processos que sempre são
singulares e pessoais. (Zabala, 1998)


I. Koch (O texto e a construção dos sentidos):
Tais características foram sempre estabelecidas tendo por
parâmetro o ideal da escrita (isto é, costuma-se olhar a língua
falada através das lentes de uma gramática projetada para
a escrita), o que levou a uma visão preconceituosa da fala
(descontínua, pouco organizada, rudimentar, sem nenhum
planejamento), que chegou a ser comparada à linguagem
rústica das sociedades primitivas ou à das crianças em fase
de aquisição...

O “nosso” Homero não é igual ao Homero da Idade Média,
nem o “nosso” Shakespeare é igual ao dos contemporâneos desse
autor. Diferentes períodos históricos construíram um Homero e
um Shakespeare “diferentes”, de acordo com seus interesses e
preocupações próprios, encontrando em seus textos elementos
a serem valorizados ou desvalorizados, embora não necessariamente
os mesmos. Todas as obras literárias, em outras palavras,
são “reescritas”, mesmo que inconscientemente, pelas sociedades
que as leem; na verdade, não há releitura de uma obra que não
seja também uma “reescritura”.
(Terry Eagleton, Teoria da literatura: uma introdução)

O distanciamento do fulcro subjetivo (que já se afirmava na
frase de Théophile Gautier: “sou um homem para quem o mundo
exterior existe”) é a norma proposta ao escritor [...]. A atitude de
aceitação da existência tal qual ela se dá aos sentidos desdobra-se,
na cultura da época, em planos diversos mas complementares:
a) – no nível ideológico, isto é, na esfera de explicação do
real, a certeza subjacente de um Fado irreversível cristaliza-se no
determinismo (da raça, do meio, do temperamento...);
b) – no nível estético, em que o próprio ato de escrever é o
reconhecimento implícito de uma faixa de liberdade, resta ao
escritor a religião da forma, a arte pela arte, que daria afinal um
sentido e um valor a sua existência cercada por todos os lados. O
supremo cuidado estilístico, a vontade de criar um objeto novo,
imperecível, imune às pressões e aos atritos que desfazem o tecido
da história humana, originam-se e nutrem-se do mesmo fundo
radicalmente pessimista que subjaz à ideologia do determinismo.
(Alfredo Bosi, História concisa da literatura brasileira)







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