As crianças desenvolvem noções matemáticas mesmo antes de entrar na escola

Baroody (2OO2, p.45) “[...] as crianças desenvolvem noções matemáticas mesmo antes de entrar na escola, chegando a possuir um considerável conhecimento matemático informal que utilizam na sua vida diária [...]”.


“considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade que não pode ser traduzido em números”. (SILVA e MENEZES, 2001, p.20). 



 Lakatos (2009, p. 49) “para o pesquisador, a ficha é um instrumento de trabalho imprescindível, logo que manipula o material bibliográfico, que em sua maior parte não lhe pertence (...)”.

Gauthier (1998, p.20) “ainda sabemos muito pouco em relação ao ensino, apesar de ser uma atividade bastante antiga, e convivemos com idéias preconcebidas que contribuem para manter o ensino numa cegueira conceitual”.



Macedo (2004, p.) “o currículo pode ser utilizado como instrumento de dominação, através do qual os sujeitos são fabricados, de tal forma que seja possível melhor governá-los”.  

Skovsmose (2006; p.51), “o que se entende por Educação Matemática tradicional é algo que muda com o tempo e varia de país para país”.

Pedra (1993, p.32) “O currículo é, então, um recorte intencional. Recorte que sempre terá, explícita ou não, uma lógica justificante. Tal recorte, ou eliminação (...) faz-se dos conhecimentos disponíveis em uma determinada cultura”

Macedo (2005, p.25) propõe que “falar sobre currículo escolar significa buscar suas raízes na história e trazer, para reflexões, teorias, conceitos, funções e significados para, desta forma compreender suas relações (...)”

Moreira (2003, p159), “não se pode conceber uma experiência pedagógica ‘desculturizada’, em que a referência cultural não esteja presente”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação Marília

Idep

WWW.CIDADEDEMARILIA.COM

Ideb: Marília ficou em segundo lugar no Estado, atrás apenas de Indaiatuba

A Rede Municipal de Ensino de Marília obteve a nota 7,2 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que é a maior desde q...