Aprendizagem e gestão escolar

"desde o início da historia da humanidade, os indivíduos e grupos travavam relações recíprocas diante da necessidade de trabalharem conjuntamente para garantir sua sobrevivência" (Libâneo, 1994, p.19).

Libâneo, (1994, 35) citação Guiomar Namo de Mello: "A escolarização básica constitui instrumento indispensável à construção da sociedade democrática"

Libâneo (pág 101), “gestão é a atividade pela a qual são mobilizados meios e procedimentos para se atingir os objetivos da organização, envolvimento basicamente, os aspectos gerenciais e técnico administrativo”. 



 Heloisa Luck (2000. Pp 87) “Os dirigentes de uma geração atas desejavam funcionários que fizessem, sem questionar, exatamente o que lhes era mandado fazer. Entre os dirigentes educacionais, o pensamento predominante era o de que as melhores escolas eram àquelas organizadas segundo o modelo de administração clássica, que enfatizava a obediência cega às regras e o cumprimento, à risca dos regulamentos”.


“em termos de preparação das pessoas para a vida, a educação se desenvolvia em função do mercado de trabalho, que requeria indivíduos eficientes e economicamente produtivos” (SANDER, 1995, p. 22).


Libâneo ( Pp36):“Uma das funções básicas do professor é participar ativamente na gestão e organização da escola, contribuindo nas decisões de cunho organizativo, administrativo e pedagógico-didático. Para isso, ele precisa conhecer bem os objetivos e funcionamento de uma escola, dominar e exercer competentemente sua profissão de professor, trabalhar em equipe e cooperar com os outros profissionais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação Marília

Idep

WWW.CIDADEDEMARILIA.COM

Ideb: Marília ficou em segundo lugar no Estado, atrás apenas de Indaiatuba

A Rede Municipal de Ensino de Marília obteve a nota 7,2 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que é a maior desde q...