Tema Copa do Mundo na escola

Copa do Mundo será tema de atividades das escolas da rede pública do Estado

Categoria
Evento será utilizado como estratégia em ações para aproximar comunidade da rotina escolar

A Educação vai fazer da Copa do Mundo no Brasil uma oportunidade de aprendizado e já iniciou a orientação a todos os professores, coordenadores e gestores da rede estadual. A proposta é que o maior campeonato de futebol seja levado para sala de aula e esteja presente nas mais diferentes disciplinas, inclusive como estratégia em ações que visam aproximar ainda mais a comunidade da rotina escolar.
Um dos exemplos é o currículo do Estado de São Paulo, unificado em todas as mais de 5 mil escolas estaduais. Nele está previsto que aulas de Educação Física trabalhem atividades sobre princípios táticos e técnicos do futebol, ‘papel do torcedor’, ‘fair play’, ‘transmissão pela tevê’, ‘a história da Copa’, ‘futebol de várzea’, para ampliar os conhecimentos dos alunos não só na prática e também na teoria sobre o esporte. Todos os tópicos são trabalhados em sala de aula.
A Coordenadoria Geral da Educação Básica (CGEB), órgão da Secretaria, foi a responsável por definir o currículo e as orientações também já começaram a ser feitas aos professores de História, Geografia, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Matemática e Ciências. No final de 2013, a Secretaria misturou futebol e matemática e a Copa foi o mote da etapa que definiu o vencedor daJornada de Matemática estadual, disputada em todo o Estado.
Centro de Estudos de Línguas
O tema Copa do Mundo também é uma das temáticas abordadas nos 224 Centros de Estudos de Línguas (CEL) que oferecem aulas de até sete idiomas diferentes para alunos do Ensino Fundamental e Médio da rede. As aulas também apresentam novas culturas e auxiliam aqueles que desejam entrar no mercado, principalmente nos setores de hotelaria e serviços e inclui lições de gramática e habilidades, tais como receber e dar informações, descrever pontos turísticos de sua cidade, entre outros.
Comunidade
Além dos alunos, a comunidade também será destaque neste ano. O programa Escola da Família– que semanalmente reúne mais de 200 mil pessoas em todo o Estado e oferece ações gratuitas – organizou um cronograma em parceria com o Comitê Paulista da Copa. O objetivo da Secretaria é estreitar ainda mais a participação da sociedade na educação. O ‘Família em Campo’ estará em 2,3 mil escolas participantes. Nessas unidades serão oferecidas durante os fins de semana atividades ligadas ao futebol. Uma delas é o Torneio da Família, campeonato de futsal masculino e feminino, que deve envolver todas as Diretorias de Ensino e inicia no mês de fevereiro.
  • Foto: A2 Fotografia / José Luís da Conceição
    Professora recebe alunas no dia de volta às aulas da rede estadual
  • Foto: A2 Fotografia / José Luís da Conceição
    Nesta segunda-feira (27) voltaram as aulas na rede estadual de ensino

Nenhum comentário:

Postar um comentário