Atividades do professor

 "É preciso que se criem situações que facilitem as aprendizagens, as tomadas de consciência, a construção de valores e de uma identidade moral e cívica" (Perrenoud, 2000, p.142).

"limitar a parte da violência simbólica e física que os adultos exercem sobre as crianças, sobre a escola, sobre os alunos e suas famílias. No seio escolar, há portanto, ainda, uma escola a construir (Perrenoud, 2000, p.146) " 


"O professor aberto a negociações não abandona nem seu status, nem as suas responsabilidades de adulto e de mestre" (Perrenoud, 2000, p.150).

"devem prestar contas das tentativas variadas e metódicas de delimitar os problemas, estabelecer diagnóstico, construir estratégias e superar obstáculos" (Perrenoud, 2000, p.161).

 " Deste modo, a lucidez profissional consiste em saber igualmente quando se pode progredir pelos meios que a situação oferece (individualmente ou em grupo) e quando é mais económico e rápido apelar para novos recursos de autoformação" (Perrenoud, 2000, p.163).

 " cultura política, econômica, administrativa, jurídica, sociológica dos professores em exercício, com as repercussões imaginadas para a sua prática quotidiana, em duplo sentido: enriquecimento dos conteúdos do ensino, através de uma abordagem mais analítica e menos defensiva dos fenômenos de poder e de conflito em geral, dos funcionários institucionais" (Perrenoud, 2000, p. 167). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação Marília

Idep

WWW.CIDADEDEMARILIA.COM

Ideb: Marília ficou em segundo lugar no Estado, atrás apenas de Indaiatuba

A Rede Municipal de Ensino de Marília obteve a nota 7,2 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que é a maior desde q...