A circulação sanguínea


"A circulação sanguínea é utilizada pelo organismo para se prover de nutrientes e manter o metabolismo celular, provendo de oxigênio, substancias nutritivas, vitaminas e hormônios a todas as células que compõem o organismo. Além disso, retira os resíduos metabólicos (gás carbônico e água principalmente), fazendo a renovação dos líquidos teciduais e impedindo a intoxicação das células. Intervém também, do ponto de vista físico, no transporte do calor produzido como conseqüência do metabolismo celular."(DALLALANA, 1978)



SPENCE (1991), "o sistema pode ser separado em duas divisões: sistema cardiovascular e sistema linfático. O sistema cardiovascular inclui o coração, que funciona como um bomba propulsora para o sangue, e os vasos sanguíneos, que transportam o sangue através do corpo. O sistema linfático consiste de órgãos, que participam da resposta imune (tonsilas, timo, baço e linfonodos) e vasos que coletam o liquido intersticial do corpo e o transporta para o sistema cardiovascular."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação Marília

Idep

WWW.CIDADEDEMARILIA.COM

Ideb: Marília ficou em segundo lugar no Estado, atrás apenas de Indaiatuba

A Rede Municipal de Ensino de Marília obteve a nota 7,2 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que é a maior desde q...