Globalização e educação

Torna-se não só a chave do entendimento das determinações inerentes a todas as formas de alienação, mas também o centro de referência da estratégia prática que visa à superação real da alienação capitalista. (Mészáros, 1981, p. 83)


isto é, da mediação de segunda ordem, institucionalizada em termos capitalistas através da liberação do trabalho de sua sujeição reificada ao poder das coisas, à "necessidade externa"; é através do estímulo consciente da "necessidade interior" que o homem tem de ser humanamente ativo e encontrar realização para os poderes que lhe são inerentes em sua atividade produtiva, bem como no gozo humano dos produtos não alienados de sua atividade. (Mészáros, 1981, p. 85)


...) em suas inter-relações, isto é, como traços necessários do sistema global do capitalismo. A primeira permanece emaranhada em conflitos locais, mesmo quando a escala da operação é relativamente grande, enquanto a última, ao focalizar sua atenção sobre o tema estrategicamente central do controle social, preocupa-se com uma solução abrangente, mesmo quando seus objetivos imediatos parecem limitados. (Mészáros, 1993, p. 118)


 aqui nos deparamos com o surgimento de uma contradição fundamental: entre a perda efetiva de controle e a forma vigente do mesmo, pois o capital, por sua própria natureza, não pode ser nada a não ser controle, uma vez que é constituído pela objetivação alienada da função do controle como um corpo reificado separado e em oposição ao corpo social em si. Não é surpreendente, portanto, que nos últimos anos, a idéia de controle por parte dos trabalhadores tenha ganhado importância em muitas partes do mundo. Mészáros (1993, p. 118):

A verdadeira meta é a "riqueza interior", que não é um tipo de contemplação abstrata, mas a autoconfirmação da plenitude da atividade de vida de alguém. Isto é, toda a estrutura da atividade de vida precisa ser transformada ¾ desde o trabalho cotidiano até uma participação real nos mais altos níveis de elaboração de políticas que têm influência na nossa vida – e não simplesmente o potencial da produção material de um país. (Mészáros,1981, p. 160)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação Marília

Idep

WWW.CIDADEDEMARILIA.COM

Ideb: Marília ficou em segundo lugar no Estado, atrás apenas de Indaiatuba

A Rede Municipal de Ensino de Marília obteve a nota 7,2 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que é a maior desde q...