Conceitos de trabalho (Gorz, 1988:36)

"O marxismo está em crise porque há uma crise do movimento operário" (Gorz, 1980:13)

"entramos na era da abolição do trabalho" (Gorz, 1981:1541)

"o desenvolvimento das forças produtivas engendra a base material do socialismo" (Gorz, 1980:14); 


 "faz surgir a base social do socialismo, a saber: uma classe operária capaz de se apropriar coletivamente e de gerir a totalidade das forças produtivas cujo desenvolvimento a fez nascer" (Gorz, 1980:14).

"A revolução microeletrônica inaugura a era de abolição do trabalho. E essa última deve ser compreendida num duplo sentido: a) a quantidade de trabalho necessário decresce rapidamente até se tornar marginal na maior parte das produções materiais e das atividades de organização; b) o trabalho não implica mais um face a face do trabalhador com a matéria. A transformação desta não resulta de uma atividade imediata completa e soberana" (Gorz, 1983:73).



"uma revolução, uma subversão do modo de vida, dos valores, das relações sociais e das relações com a natureza, a invenção no sentido pleno do termo de alguma coisa que até então jamais havia existido. A atividade produtiva fora esvaziada de seu sentido, de suas motivações e de seu objeto para se tornar meio de ganhar um salário. Ela deixou de fazer parte da vida para se tornar o meio de 'ganhar sua vida'. O tempo de trabalho e o tempo de viver foram separados; o trabalho, seus instrumentos, seus produtos adquiriram uma realidade separada dequela do trabalhador e passaram a depender de decisões estranhas. A satisfação 'do obrar' em comum e o prazer de 'fazer' foram suprimidos em benefício somente daquilo que podia fazer dinheiro" (Gorz, 1988:36).


 "individuo que, alienado em seu trabalho, o será também necessariamente, em seus consumos e, finalmente, em suas necessidades" (Gorz, 1988:37)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação Marília

Idep

WWW.CIDADEDEMARILIA.COM

Ideb: Marília ficou em segundo lugar no Estado, atrás apenas de Indaiatuba

A Rede Municipal de Ensino de Marília obteve a nota 7,2 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que é a maior desde q...