A leitura para criança e a leitura de um modo geral

Abramovich (1995)(p.17) "ler histórias para crianças, sempre, sempre... É poder sorrir, rir, gargalhar com as situações vividas pelas personagens, com a idéia do conto ou com o jeito de escrever dum autor e, então, poder ser um pouco cúmplice desse momento de humor, de brincadeira, de divertimento... É também suscitar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, é encontrar outras idéias para solucionar questões (como as personagens fizeram...). É uma possibilidade de descobrir o mundo imenso dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos - dum jeito ou de outro - através dos problemas que vão sendo defrontados, enfrentados (ou não), resolvidos (ou não) pelas personagens de cada história (cada uma a seu modo) ... É a cada vez ir se identificando com outra personagem (cada qual no momento que corresponde àquele que está sendo vivido pela criança) ... e, assim, esclarecer melhor as próprias dificuldades ou encontrar um caminho para a resolução delas ..."


“ Prevalece em muitas escolas brasileiras a lei da biblioteca como lugar onde se impõe a cultura do silêncio.” ( MAIA, 2007: p. 39)


Coimbra ( 2006, p.99 )” O privilégio que se costuma atribuir à leitura da literatura como o texto por excelência (porque, construindo um universo, mais do que qualquer outro tipo de texto) propicia a produção de significados sobre o mundo.”


“ No texto literário há um trabalho estético com a linguagem, que suscita o imaginário, desperta emoções, possibilita a fruição de sentidos múltiplos.” ( MAIA, 2007: p.52 )


MAIA (,2007: p. 33) “Faz-se um discurso apologético sobre leitura, porém o professor não convence pelo exemplo, porque, ressalvadas as  exceções, ele próprio não é um leitor.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação Marília

Idep

WWW.CIDADEDEMARILIA.COM

Ideb: Marília ficou em segundo lugar no Estado, atrás apenas de Indaiatuba

A Rede Municipal de Ensino de Marília obteve a nota 7,2 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que é a maior desde q...