Diálogos e linguagens (Hycner, 1995)

A grande riqueza da experiência de um educador que se põe na postura que a gente está tentando descrever aqui está exatamente em que, no fundo, ele deve viver a relação entre sua posição, curiosa também, mas de quem já percorreu uma certa caminhada em torno do objeto que ele está propondo agora a ser desvelado pelo educando... Ele deve viver a relação entre a sua posição de quem já sabe algo e a posição do educando saber aquilo. ( Freire apud Souza,2001)
O que é diálogo? O significado comum é conversar juntos. Um diálogo existencial é o que acontece quando duas pessoas, em que cada pessoa é ‘impactada por’ e ‘responde ao’ outro, Eu e Tu. Não é uma seqüência de monólogos preparados. (Yontef,1998)
Yontef (1998), “enganar a si mesmo é à base da inautenticidade: vida que não é baseada na verdade de si próprio no mundo leva a sentimentos de medo, culpa e ansiedade”. 
“o diálogo requer pelo menos duas pessoas entrando em uma relação genuína entre si. A dialética refere-se a uma interação entre duas polaridades.” (Hycner, 1995) 
A língua é ao mesmo tempo, um produto social da faculdade de linguagem e um conjunto de convenções necessárias, adotadas pelo corpo social para permitir o exercício dessa faculdade nos indivíduos. (Saussure,1995,p. 17)


"O diálogo é o encontro amoroso dos homens que, mediatizados pelo mundo (...) o transformam e, transformando-o, o humanizam para a humanização de todos" (Freire, 1973, p.46).


A língua é um sistema de signos que exprimem idéias, e é comparável, por isso, à escrita, ao alfabeto dos surdos-mudos, aos ritos simbólicos, às formas de polidez, aos sinais militares etc. Ela é apenas o principal desses sistemas. (Saussure,1995,p.24)


“ Eu me ponho diante do diálogo como quem, pensando em torno do pensar, percebe que o pensar não se dá na solidão do sujeito pensante, porque, inclusive, o pensar se faz na medida em que ele se faz comunicante. ”(Freire apud Albuquerque, 2001,p.149) 


Massini- Cagliari,(2001), “ a escrita representa o mundo de maneira indireta,ela representa a fala”. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário