Capitalismo e mundialização


IANNI (1995:39):"O capitalismo tinge uma escala propriamente global. Além das suas expressões nacionais, bem como dos sistemas e blocos articulando regiões e nações países dominantes e dependentes, começa a ganhar perfil mais nítido o caráter global do capitalismo. Declinam os estados-nações, tanto os dependentes como os dominantes. As próprias metrópoles declinam, em benefício de centros decisórios dispersos em empresas e conglomerados"

WARDERLEY (2001:06):"A mundialização da economia capitalista supõe que há um aprofundamento da interpelação (...) das economias, pela via das correntes de comércio, bens e serviços, fluxos de capital e inversão direta, em um marco crescente predomínio das corporações transacionais no controle dessas operatórias. No entanto, a globalização, como perspectiva ideológica, impulsiona a aplicação de políticas, por parte dos países em desenvolvimento, tendentes a que suas políticas econômicas se ajustam a essas realidades da mundialização, questões que se traduzem em demandas por abertura, desregulação e eliminação de barreiras ao ingresso de bens, serviços, os movimentos de capitais e as transferências de tecnologias, associados a profundas mudanças na natureza e nas relações entre sociedade, Estado e governo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação Marília

Idep

WWW.CIDADEDEMARILIA.COM

Ideb: Marília ficou em segundo lugar no Estado, atrás apenas de Indaiatuba

A Rede Municipal de Ensino de Marília obteve a nota 7,2 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que é a maior desde q...