O esporte e a formação do individuo (Bracht, 1992, p. 59)


"O aluno enquanto sujeito do processo de ensino deve ser capacitado para sua vida social, cultural e esportiva, o que significa não somente a aquisição de uma capacidade de ação funcional, mas a capacidade de conhecer, reconhecer e problematizar sentidos e significados nesta vida através da reflexão crítica". (Kunz,1994, p.31).



"lembra bem que os valores universais camuflam as contradições sociais, e os valores universais no esporte também encobrem a dominação e a exploração de classe". (Shinnick apud Bracht,1992,p,63)

"trata-se de não mudar o sistema capitalista, mas de fazer mudança dentro do sistema" (Bracht,1992,p,61).



“não se dá apenas pelas experiências objetivas, mas também pelo próprio falar sobre as experiências e entendimentos do mundo dos esportes”. (KUNZ, apud OLIVEIRA, 2005, p.118 e 119).


(...) o significado do se-movimentar numa corrida de velocidade no Atletismo é justamente o correr à toda velocidade. Este significado da corrida de velocidade no atletismo, caso o conteúdo que se pretende trabalhar é o Atletismo permaneceria inalterado. Do contrário, também não estaríamos trabalhando com o conteúdo de uma modalidade esportiva chamada Atletismo. O mesmo deve acontecer com qualquer outra modalidade esportiva. (Kunz, 1994:119-120)
(...) o mais importante nesta transformação, é que enquanto o significado dos movimentos esportivos permanece, o sentido individual e coletivo muda. Exemplificando com a corrida de velocidade do atletismo, o sentido desta corrida para um atleta é a "minimização de tempo" (...). (Kunz,1994:120)


"O ensino do esporte na escola, destaca o respeito incondicional e instintivo às regras, e dá a estas um caráter estático e inquestionável, o que não leva à reflexão e ao questionamento, mas sim ao acomodamento" (Bracht, 1992, p. 59).
"orientação para o rendimento e a competição, a cientifização do treinamento, a organização burocrática, a especialização de papeis, a seleção e a desigualdade". (Bracht 1997 p, 97).

Nenhum comentário:

Postar um comentário