O discurso (Foucault, 1986, p.135)

"Porque cada ato social tem um significado, e é constituído na forma de seqüências discursivas que articulam elementos lingüísticos e extralingüísticos" (Laclau, 1991, p.137)

"Chamaremos de discurso um conjunto de enunciados que se apóiem na mesma formação discursiva" (Foucault, 1986, p.135).

Estamos, então, capacitados a extrair – das palavras, frases e proposições – os enunciados, que não se confundem com elas. Os enunciados não são as palavras, frases ou proposições, mas formações que apenas se destacam de seus corpus quando os sujeitos da frase, os objetos da proposição, os significados das palavras mudam de natureza, tomando lugar no "diz-se", distribuindo-se, dispersando-se na espessura da linguagem. (Deleuze, 1991, p.29)




Hall (1995: 216), “nós nos socializamos dentro de certas identidades relevantes. Identidades de gênero e de idade opostas a outras identidades como classe social e etnia, por exemplo.”


“as identidades individuais e coletivas dos sujeitos que é parte do que eles representam e são representados pelos outros” (Chouliaraki & Fairclough, 1999: 25)


..gostaria de mostrar que o discurso não é uma estreita superfície de contato, ou de confronto, entre uma realidade e uma língua, o intrincamento entre um léxico e uma experiência; gostaria de mostrar, por meio de exemplos precisos, que, analisando os próprios discursos, vemos se desfazerem os laços aparentemente tão fortes entre as palavras e as coisas, e destacar-se um conjunto de regras, próprias da prática discursiva. (...) não mais tratar os discursos como conjunto de signos (elementos significantes que remetem a conteúdos ou a representações), mas como práticas que formam sistematicamente os objetos de que falam. Certamente os discursos são feitos de signos; mas o que fazem é mais que utilizar esses signos para designar coisas. É esse mais que os torna irredutíveis à língua e ao ato da fala. É esse "mais" que é preciso fazer aparecer e que é preciso descrever. (Foucault, 1986, p.56)

Nenhum comentário:

Postar um comentário