Desenvolvimento intelectual (Vigotski, 2000, p. 169) (Vigotski, 2000, p. 175)

onde o meio não cria os problemas correspondentes, não apresenta novas exigências, não motiva nem estimula com novos objetivos o desenvolvimento do intelecto, o pensamento do adolescente não desenvolve todas as potencialidades que efetivamente contém, não atinge as formas superiores ou chega a elas com um extremo atraso. (Vigotski, 2000, p. 169)


“pluralidade não informada e não ordenada, a discriminação de um amontoado de objetos vários”, que é “unificado sem fundamento interno suficiente, sem semelhança interna suficiente e sem relação entre as partes que o constituem” (Vigotski, 2000, p. 175)


“Cada elo está unido, por um lado, ao anterior e, por outro, ao seguinte, cabendo ressaltar que a característica mais importante desse tipo de complexo consiste em que pode ser muito diferente o caráter do vínculo ou o modo de combinação do mesmo elo com o anterior e o seguinte” Vigotski (2000, p. 186).


“os envolvidos podem não apenas assumir reciprocamente suas perspectivas de ação, mas também trocar as perspectivas de participante pela perspectiva de observador e transformá-las uma na outra”  Habermas (1989, p. 180).

Nenhum comentário:

Postar um comentário