Avaliação da aprendizagem do aluno: “Avaliar significa questionar, inventar, reinventar, orientar” (Silva, 2004).

“conhecer para assegurar o progresso dos que participam do processo educativo, superando a noção de fracasso escolar proveniente das práticas tradicionais de avaliar para simplesmente verificar e excluir”. (VASCONCELLOS, 2007, p. 87)

“como grupo democrático de trabalho é muito complexa e difícil porque mexe em muitos comportamentos que estão cristalizados dentro de cada ser humano” (Cunha, 2004, p. 7).

“fundamental para pesquisar a natureza epistemológica e a função social dos conteúdos curriculares e as teorias pedagógicas para adequá-los à dinâmica do trabalho docente”. (Silva, 2004, p. 33)

“Se o professor quer que os alunos se avaliem, deve explicitar por que e para que fazer isso. Ele precisa perceber como essa prática ajuda a direcionar todo o processo de aprendizagem” afirma Silva (2004)

Bolzan (2002, p. 101),:A tomada de consciência, por parte dos educadores do ensino fundamental, dos caminhos ou rotas de aprendizagem dos alunos e, até mesmo das suas, torna-se relevante para que estes se reconheçam como capazes, não apenas para produzir um resultado, mas principalmente, para compartilhar um processo de aprendizagem mediada. Busca-se compreender como o indivíduo organiza e entra em contato comas informações, construídas por meio de seus processos mentais para consolidar novos saberes.

Ser atrevido é uma marca do professor. Indignar-se com a realidade opressora e tecer superações é característica do ser docente. Professor que não é atrevido e não se indigna em buscas de mudanças já deixou de sê-lo há algum tempo” (SILVA, 2004, p.89).
“Avaliar significa questionar, inventar, reinventar, orientar” (Silva, 2004).

"Sem a entrega à atividade, todos os conhecimentos utilizados não terão vida, não serão fertilizados pela emoção." (LUCKESI, 1998).

"O ser humano age em função de algum resultado" (LUCKESI, 1998).

Cury , "metas são alicerces de sonhos e para realização desses sonhos é necessário estabelecer prioridades e correr riscos para execução".

"A avaliação é um processo natural, que nos permite ter consciência do que fazemos, da qualidade do que fazemos e das conseqüências que acarretam nossas ações" (MÉNDEZ, 2005).

"um trabalho só será prazeroso e fonte de crescimento se for realizado como meio de autoconhecimento e autodesenvolvimento" (LUCKESI, 1998).


Divulgue acessando: http://literaturaimparcialista.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário