Mercado de trabalho e educação...

Cabe acrescentar que, mesmo independentemente desse ideal de cultura, a simples alfabetização em massa não constitui talvez um benefício sem par. Desacompanhada de outros elementos fundamentais da educação, que a completem, é comparável, em certos casos, a uma arma de fogo posta na mão de um cego.  Holanda, 1995:166

 (...) O desenvolvimento econômico oferece aos participantes do mercado de trabalho oportunidades novas e em rápida mudança" (Banco Mundial, 1995:26-35)

"que a vulnerabilidade e a precariedade eram acompanhadas pela certeza que amanhã será melhor" (Castel, 1998).


"Mas o desemprego é apenas a manifestação mais visível de uma transformação profunda da conjuntura do emprego. A precarização do trabalho constitui-lhe uma outra característica, menos espetacular porém mais importante, sem dúvida. (...) Não para banalizar a gravidade do desemprego. Contudo, enfatizar essa precarização do trabalho permite compreender os processos que alimentam a vulnerabilidade social e produzem, no final do percurso, o desemprego e a desfiliação (Castel, 1998:514 e 516).

“As novas demandas éticas que o mundo reclama, a questão da eqüidade e a da justiça social, é preciso preparar o estudante para enfrentar todas essas realidades e também prepará-lo para a tecnologia futura”, completa. (Fonte: Agência Brasil - Marina Domingos)
O professor Célio da Cunha, assessor especial da Unesco (agência da ONU dedicada à educação), "quando o ensino médio já podia utilizar uma feição de educação geral, adiando para a escola pós-secundária a formação profissional". Cunha 

 
"O segredo do bom sistema educacional é exatamente o de ser flexível, em condições de ter oferta para atender os diversos tipos de clientela em termos de suas condições de vida, de disponibilidade, de vocações. Essa é a riqueza. Pode-se combinar um ensino médio com um currículo voltado para a educação geral e, nesse currículo, serem introduzidos alguns componentes do mundo do trabalho", Cunha. (O professor Célio da Cunha, assessor especial da Unesco (agência da ONU dedicada à educação)



http://literaturaimparcialista.blogspot.com


Divulgue acessando:
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário