Gramática e linguistica

. “sabe” o que é sujeito, verbo e concordância, visto que usa formas verbais flexionadas segundo as categorias de pessoa e numero”. (LUFT,s/a,p.38).


 “Alguns explicam a aquisição da linguagem como um processo estimulo resposta, imitação e analogia (behaviorismo), outros a atribuem vagamente as capacidades cognitivas ou alguma capacidade cognitiva particular da espécie humana.Chomsky, quer me parecer , nada mais fez do que ver nessa capacidade especifica, inata ,a linguagem ou”faculdade lingüística, faculdade de comunicação verbal.” ( LUFT,s/a ,p.75.)


 Possenti (1996): “o papel da escola é ensinar língua padrão, isto é, criar condições para seu uso efetivo”


Possenti: “Ler e escrever são trabalhos essências (...). Mas, não são exercícios eventuais, apenas para a avaliação, certamente sua contribuição para o domínio da escrita será praticamente nula”.



“Sou um gigolô das palavras .Vivo as suas custas.E tenho com elas a exemplar conduta de um cáften profissional.Abuso delas.Só uso as que conheço, as desconhecidas são perigosas potencialmente traiçoeiras.exijo submissão .(...) e jamais me deixo dominar por elas”.( apud LUFT, p.25)


“são palavras que encerram idéia de ação ou estado.Portanto , leitura e cansaço são ...verbos!”( LUFT,s/a,p.89).

http://literaturaimparcialista.blogspot.com
Divulgue acessando:

Nenhum comentário:

Postar um comentário