Formação de Profissionais na Área de Psicologia (GONDIM, 2002:2)

"mi tesis es que quehacer de la psicología latinoamericana, salvadas algunas excepciones, no sólo ha mantenido una dependencia servil a la hora de plantearse problemas y buscar soluciones, sino que ha permanecido al margen de los grandes movimientos e inquietudes de los pueblos latinoamericanos" (MARTIN-BARÓ, 1998: 284).

 “categorizar, patologizar e objetificar as classes trabalhadoras sem estudar particularidades e circunstâncias em que ocorrem os processos estudados” (FURTADO, 2002:222 )


(apud Zanelli, 1986:31), “os cursos ganharam uma unidimensionalidade compacta, de maneira que não apenas formam psicólogos clínicos, mas transformam os alunos, graças ao conteúdo predominantemente das disciplinas, em psicólogos clínicos”.


“deve estar preparado para discutir o referencial científico-metodológico que sustenta sua prática e os resultados que obtém, mas preparado também para discutir os valores que sustentam diferentes direcionamentos do trabalho” (ZANELLI, 1994:184).



Zanelli (2000:16), “elucidar pressupostos, intervir nos modos de pensar e agir, tanto quanto auxiliar na flexibilização perceptiva, são assuntos intrinsecamente associados às atividades do psicólogo”.


“maturidade pessoal e identidade profissio-nal necessárias para agir em situação de imprevisibilidade, realidade a que estão sujeitas as organizações atuais” (GONDIM, 2002:2).

Divulgue acessando:


http://literaturaimparcialista.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário