PROFESSORES, EDUCAÇÃO E COMPUTAÇÃO

1) uma das posições afirma que o computador deve ser usado  como um recurso de aprendizagem. Nesta abordagem, dispondo do instrumental necessário, em geral linguagens de programação, o aluno dirige seu próprio aprendizado. Por exemplo, usando a linguagem logo, que permite, através de instruções simbólicas, o desenho de  figuras geométricas na tela, ele pode descobrir sozinho conceitos geométricos, como abertura  de ângulos e outros;


2) a outra posição defende o uso do computador como instrumento didático, fornecendo ao aluno programas educativos estruturados que visam cumprir um determinado objetivo, vinculado ou não ao currículo.(MARQUES, MATTOS,TAILLE,2001, p.33)Os pessimistas são pelo mesmo motivo: a invasão da informática em todos os setores representa um perigo para o homem que se vê cada vez mais subjulgado à máquina; e, pior ainda, substituído por ela. Eles têm medo de que, na educação, os computadores substituam os professores, apaguem a relação humana e transformem os alunos em robôs. (MARQUES, MATTOS,TAILLE,2001, p.22)Os otimistas reconhecem na informática uma nova revolução social. Tudo parece lhes dar razão: os computadores invadem literalmente todos os setores da atividade humana, até a arte. Eles vêem uma revolução igual no ensino com o emprego destas novas máquinas inteligentes. (MARQUES, MATTOS,TAILLE, 2001, p. 22)


é um recurso audivisual superior  aos tradicionais podendo responder às intervenções do aluno, o computador tem a vantagem de obedecer o rítmo de cada aluno, por exemplo, repetindo uma mesma  palavra, explicando o número de vezes que o aluno precisar, também pode ser trabalhado a fixação da ortografia de determinadas palavras, o aluno tem uma avaliação imediata sobre as palavras que precisa exercitar, com o intuito de melhorar a ortografia, e por meio da leitura a escrita e a linguagem. MARQUES, MATTOS e TAILLE (2001)


Podemos concluir, então, que o computador como instrumento didático pode ser de grande utilidade para o professor. No entanto, como todo recurso didático, tem algumas limitações, as quais possivelmente se deve ao fato de não ter sido o computador concebido especificamente para o uso educativo. (MARQUES, MATTOS,TAILLE, 2001, p.38)

Nenhum comentário:

Postar um comentário