Educação e aprendizagem

" formação do sujeito histórico capaz de desenhar o roteiro de seu destino e de nele participar ativamente".(Demo, 1993:25).
." O processo dinâmico e constante do organismo buscar um novo e superior estado de equilíbrio é denominado processo de equilibração majorante". (Davis & Oliveira, 1993:38).

"Vygotsky defende a idéia de contínua interação entre as mutáveis condições sociais e as bases biológicas do comportamento humano. Partindo de estruturas orgânicas elementares, determinadas basicamente pela maturação, formam-se novas e mais complexas funções mentais, a depender das experiências sociais a que as crianças se acham expostas." (Davis & Oliveira, 1993:49)

"...os processos pelos quais o afeto e o intelecto se desenvolvem estão inteiramente enraizados em sua inter-relações e influências mútuas" (Wertsch, 1990:63, in Oliveira, 1993:76).


"... cada idéia contém uma atitude afetiva transmutada com relação ao fragmento de realidade a que se refere.
Permite-nos ainda seguir a trajetória que vai das necessidades e impulsos de uma pessoa até a direção específica tomada por seus pensamentos, e o caminho inverso, a partir de seus pensamentos até o seu comportamento e a sua atividade" Vygotsky, 1989: 6-7).


" Essa possibilidade de alteração de desempenho de uma pessoa pela interferência de outra é fundamental na teoria de Vygotsky. Em primeiro lugar porque representa, de fato, um momento do desenvolvimento: não é qualquer indivíduo que pode, a partir da ajuda do outro, realizar qualquer tarefa. Isto é, a capacidade de se beneficiar de uma colaboração de outra pessoa vai ocorrer num certo nível de desenvolvimento, não antes". (Oliveira, 1993:59).

Divulgue acessando:
http://literaturaimparcialista.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário