Produção cultural infantil

o homem é um animal amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu, assumo a cultura como sendo essas teias e sua analise; portanto, não como uma ciência experimental em busca de leis, mas como uma ciência interpretativa, à procura do significado” (1989, p.15).Geert


Mas há outros elementos na cultura do grupo infantil. Nem tudo corresponde a coisas relativas ou provenientes da cultura dos adultos. Os próprios imaturos também elaboram parte dos elementos do seu patrimônio cultural. Alguns desses elementos foram, mesmo, estruturados sobre moldes fornecidos pela vida intensiva da “Gente Grande”. Essas criações, todavia, se institucionalizam, posteriormente, podendo ser aprendidas nos grupos infantis, como aconteceu com os elementos aceitos da cultura do adulto”(Fernandes, 1961, p.172).



O olhar das crianças permite revelar fenômenos sociaisque o olhar dos adultos deixa na penumbra ou obscurece totalmente”. (Sarmento e Pinto, 1997)


“(...) dada a articulação orgânica entre cultura societária e cultural infantil, poderíamos nos referir às culturas infantis como uma sub-cultura dentro da cultura mais ampla”.
Sarmento e Pinto(1997,p.11)

Um comentário:

  1. Com licença, José Nunes. Não quero invadir seu espaço, tampouco abusar de sua hospitalidade, mas preciso de sua opinião como bloguer.
    Fiz 3 crônicas. Há algum tempo persigo o formato ideal para uma postagem. Fico em dúvida entre poemas, contos e crônicas. A crônica seria o modelo ideal? Postei 3 crônicas e caiu muito o numero de comentários. Seria pelo conteúdo das crônicas, ou pelo formato do texto?
    Convido-te para que visite http://jefhcardoso.blogspot.com/ e deixe sua opinião em alguma das crônicas “CRÔNICA CRÔNICA, ÓCIO MAU SÓCIO, O GINÁSIO E O FUNDAMENTAL II”. Não se preocupe. Sua critica será bem vinda.
    Caso não queira atender ao meu convite, queira desconsiderar esta mensagem. Obrigado!

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

    ResponderExcluir