Literatura e Contexto Literário


“Nenhum texto é inocente e todo texto reflete um fragmento do mundo em que vivemos. Em outras palavras, os textos são políticos porque todas as formações discursivas são políticas. Analisar texto ou discurso significa analisar formações discursivas essencialmente políticas e ideológicas por natureza” (KUMARAVADIVELU, 2006, p. 140).


A literatura é, pois, um sistema vivo de obras, agindo umas sobre as outras e sobre os leitores; e só vive na medida em que estes a vivem, decifrando-a, aceitando-a, deformando-a. a obra não é um produto fixo, unívoco ante qualquer público; nem este é passivo, homogêneo, registrando uniformemente o seu efeito. São dois termos que atuam um sobre o outro, e aos quais se junta o autor, termo inicial desse processo de circulação literária, para configurar a realidade da literatura atuando no tempo” (CANDIDO, 2000, p. 68)


O Imparcialismo: Poesia para o novo contexto 

Contexto literário: O Imparcilismo e o novo contexto para a literatura e as artes.


LANÇAMENTO DO MOVIMENTO IMPARCIALISTA
Dia 14 de fevereiro de 2010











Comecei a escrever o Imparcialismo a um ano e pouco. Meu propósito desde quando iniciei a pesquisa não mudou muito, em muitos pontos as idéias iniciais permaneceram.
Comecei a vê-lo no curso de letras, porém o Imparcialismo não marca o início de minha escrita, escrevo a mais vinte anos. O Imparcialismo é na realidade o resultado desses anos de prática literária. No dia 13 de novembro, dia do nascimento de minha filha, eu já havia estruturado o imparcialismo a maneira que está agora, porém formam chegando outros poetas e nesse momento são 17 poetas ou pseudônimos de J.Nunez.

Ontem dia 14 de fevereiro de 2010 publiquei o Manifesto Imparcialista, o seu contexto literário, suas características e sua temática.
O respeito ao ser humano, sua dignidade, sua consciência, sua própria condição de humano e a leitura de sua realidade exterior e interior, a leitura do contemporâneo é a maior ambição do Imparcialismo.O objetivo dessas publicações é tornar público essa nova possibilidade, esse novo contexto para a literatura e as artes.
Fica em mim o desejo de que esse estudo seja muito bem aproveitado por todos os amantes da Arte. Convido a todos os Amantes da Literatura e das artes em geral a conhecer o Imparcialismo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário